Advertisement

ARKIRVE- ARQUIVO HISTÓRICO DE RIO VERDE-MS. Por Paulo Sérgio Rodrigues

História de Rio Verde de Mato Grosso: Colonização e Colonizadores.

 

Gravura :Museu de Araxa

Em meados do ano de 1885, Américo de Souza Brito se instalou por aqui, e trouxe consigo vários homens e mulheres, gado, cavalos, porcos, galinhas e plantas.

Américo era paulista, estatura mediana, branco a sua intenção era de criar gado, mas logo vendeu parte da extensa faixa de terra que havia adquirido, e que compreendia toda a margem direita do Rio Verde, até a região do Rionegrinho,  para Antonio Vitorino da Costa que instalou a Fazenda Campo Alegre. 


Com a chegada de novos migrantes com suas famílias e a consequente abertura de novas fazendas de gado e de agricultura de subsistência, teve início a origem  de Rio Verde de Mato Grosso.

A sede da fazenda ficava de frente pra atual rua Porfírio Gonçalves e fundos com  a ponte da rua Vitória.

A Casa da sede da fazenda era muito bem construída, de pau-a-pique, coberta de palhas, um mangueirão, um chiqueirão com muitos porcos e um paiol enorme.

Até hoje existe o pé de Jatobá, que  a peonada descansava e contava as proezas do dia naqueles  tempos.

 Pesquisa e fonte: Paulo Sérgio Rodrigues

População

As primeiras famílias que  habitaram Rio Verde eram de origem gaúchas, paranaenses e nordestinos. Os  Gaúchos foram atraídos pela  situação geográfica, que era  propícia para  criação de gado, com boa  pastagem nativa e  vasta  área  plana. 

Os Nordestinos foram  atraídos pelos garimpos de  pedras preciosas.  Naquela época, várias regiões de Rio Verde como a do Ipiranga, os  diamantes brilhavam nas peneiras. Já os Paranaenses, vieram devido as terras serem propícias para a agricultura.



@Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui em violação de direitos autorais.(lei n.9610/1998)

RODRIGUES, Paulo Sérgio. HISTÓRIA DE RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS/Cultura, política, costumes, habitantes e seus colonizadores. 205p. História (Rio Verde de Mato Grosso-MS) -Vida Produções– 1ª edição, 2022.

Postar um comentário

0 Comentários