Advertisement

ARKIRVE- ARQUIVO HISTÓRICO DE RIO VERDE-MS. Por Paulo Sérgio Rodrigues

História de Rio Verde de MT-MS: Criação da bandeira oficial do município de Rio Verde de MT-MS.

 




BANDEIRA Municipal oficial de Rio Verde de Mato Grosso –MS

A bandeira oficial do município de Rio Verde Mato Grosso, foi criado em 18 de outubro de 1974, através da Lei Nº.247/74,  tendo como prefeito, Dr. Jorcy Cardeal Rangel. 

A bandeira é de autoria do heraldista professor Arcinoé Antônio Peixoto de Faria da Enciclopédia Heraldica Municipalista.

 A bandeira é esquartelada em cruz sendo os quartéis nas cores alternadas de vermelho e verde módulos de altura por sete modos de comprimento. Separados entre si por faixas brancas e dois módulos de largura disposto no sentido horizontal que partem de uma pala branca central de seis módulos de largura onde em abismo é aplicado o brasão municipal

SIMBOLISMO DA BANDEIRA

A bandeira municipal de Rio Verde Mato Grosso é esquartelada em cruz, lembrando nesse simbolismo o espírito cristão do seu povo, o brasão aplicado na bandeira representa o governo municipal e a pala branca onde é contido representa a própria cidade sede do município.

Cor BRANCA: A cor representa o símbolo da PAZ, AMIZADE, TRABALHO, PROSPERIDADE, PUREZA, RELIGIOSIDADE.

As FAIXAS BRANCAS que separam os quartéis representam a IRRADIAÇÃO DO PODER MUNICIPAL que se expande a todos os quadrantes do seu  território.

Os QUARTÉIS assim como nas cores alternadas de VERMELHO e  VERDE representam as propriedades rurais existente no território municipal.

A cor VERMELHA é símbolo da DEDICAÇÃO, AMOR PÁTRIO, AUDÁCIA, INTREPIDEZ, CORAGEM, VALENTIA.

A cor VERDE simboliza a HONRA, CIVILIDADE, CORTESIA, ABUNDÃNCIA é a cor símbolo da ESPERANÇA e a esperança é verde porque lembra os campos verdes fazendo esperar copiosa colheita.


Pesquisa: Paulo Sérgio Rodrigues


@Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui em violação de direitos autorais.(lei n.9610/1998)

RODRIGUES, Paulo Sérgio. HISTÓRIA DE RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS/Cultura, política, costumes, habitantes e seus colonizadores. 205p. História (Rio Verde de Mato Grosso-MS) -Vida Produções– 1ª edição, 2022.

Postar um comentário

0 Comentários