Advertisement

ARKIRVE- ARQUIVO HISTÓRICO DE RIO VERDE-MS. Por Paulo Sérgio Rodrigues

História de Rio Verde de MT-MS: Antes Do Rádio, Serviço De Alto Falante, Era Tradição Para Informar A Comunidade



Tempos atrás em Rio Verde, não existia essa modernidade com recursos comunicacionais como a Internet, televisão, rádio, jornais e panfletos informativos. 
Mas o serviço de alto-falante existia e resistiu muito tempo, sendo uma tradição fundamentada na oralidade e nos valores culturais de Rio Verde de MT-MS. 
Nos idos de 1958, Simão Bargas da Costta Neto, já dispunha de meios de comunicação próprio onde fazia locução na cidade, sendo um dos primeiros comunicadores do município.
Informações de pessoas da comunidade, dão conta que, Grimaldo Pereira de Oliveira, mas conhecido popularmente como “G Oliveira, anunciava e divulgava noticiário necrológico, de festas religiosas, de utilidade pública, extravio de documentos e propaganda comercial.
A voz pausada, com uma ótima dicção, informava quem morreu, parabenizava os aniversariantes, fazia convites para eventos, tocava música e era inconfundível, deixando toda comunidade ligada e informada dos assuntos em Rio Verde.
O estúdio ficava no fundo da casa de Gê Oliveira, que se localizava na Rua Rio Grande do Sul, no Bairro Nova Rio Verde, precisamente onde hoje está localizado o Deposito Paraíba. 
Ele era locutor e trabalhava com o serviço de som, tinha um aparelho amplificador delta e quatro alto falantes tipo corneta, pendurado num poste.
Gê Oliveira, nasceu na cidade de Catolé do Rocha, no estado da Paraíba, e veio pra Rio Verde, onde se tornou um “patrimônio histórico”, pois foi vereador, presidente da Câmara Municipal e por fim foi eleito Prefeito de Rio Verde, governando o município de 93 até 96. Porém, quando chegou o rádio a coisa evoluiu e o serviço de alto falante teve que ter fim.
As ondas do rádio alcançou longas distâncias, ampliou seu público, lançou gerações de artistas, ganhou qualidade de som estéreo com a freqüência modulada, tornou-se digital, cruzou o planeta tendo como suporte a internet.

@Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui em violação de direitos autorais.(lei n.9610/1998)

RODRIGUES, Paulo Sérgio. HISTÓRIA DE RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS/Cultura, política, costumes, habitantes e seus colonizadores. 205p. História (Rio Verde de Mato Grosso-MS) -Vida Produções– 1ª edição, 2022.


Postar um comentário

0 Comentários