Advertisement

ARKIRVE- ARQUIVO HISTÓRICO DE RIO VERDE-MS. Por Paulo Sérgio Rodrigues

História de Rio Verde de MT-MS: COLÔNIA JAPONESA EM RIO VERDE DE MT-MS

 


Nos anos 50 e 60, existia em Rio Verde de MT, uma Colônia Japonesa, mais precisamente na Fazenda Santa Rosa. 

A Colônia Japonesa de Rio Verde de MT, era chefiada pelo Sr. Mori, que mandou construir na fazenda, um campo de basebol.

Na Fazenda Santa Rosa, em Rio Verde, as atividades realizadas pelos japoneses na região foram culturas de arroz, feijão, milho e mandioca e culturas de subsistência. Também eram realizados torneios e competições de Basebol, onde participavam também outras Colônias Japonesas como a de Rio Negro, que antes de se tornar município, era uma Colônia Japonesa.

Nos fins de semana, os trabalhadores da roça vinham para a sede da fazenda praticar os mais variados esportes, dentre eles o beisebol. Era forma de descontrair dos longos períodos de serviço pesado a que se que impunham os desbravadores.

O esporte que foi trazido ao Brasil, a partir de 1850, por norte-americanos que trabalhavam em empresas como Light, Companhia Telefónica, Frigorífico Armour e funcionários do corpo diplomático dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. 

Por muitas décadas o esporte foi incentivado e praticado pela COLÔNIA JAPONESA, principalmente nos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. 

Beisebol é uma modalidade praticada entre duas equipes, cada equipe tem nove jogadores que alternam as posições de defesa e ataque. O objetivo do jogo é fazer a maior quantidade de pontos, os “runs”. Uma partida de beisebol é disputada entre duas equipes de nove jogadores cada. O campo tem forma de semicírculo.

Pesquisa e fonte: Paulo Sérgio Rodrigues


@Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui em violação de direitos autorais.(lei n.9610/1998)

RODRIGUES, Paulo Sérgio. HISTÓRIA DE RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS/Cultura, política, costumes, habitantes e seus colonizadores. 205p. História (Rio Verde de Mato Grosso-MS) -Vida Produções– 1ª edição, 2022.

 

Postar um comentário

0 Comentários