Advertisement

ARKIRVE- ARQUIVO HISTÓRICO DE RIO VERDE-MS. Por Paulo Sérgio Rodrigues

História de Rio Verde de MT-MS: No ano de 2000, um avião bimotor bateu em um paredão na Serra da Alegria e seis pessoas morreram

 


No início da tarde de uma quarta-feira  21.06.2000, foram encontrados os destroços do bimotor Sêneca, prefixo PT-RGE no qual viajavam seis pessoas, perto da Fazenda Xavante, em Rio Verde (MS).  O aviao, com seis pessoas de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, estava desaparecido desde a manhã de segunda-feira (dia 19). Uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) localizou os corpos das vítimas: Arlindo Medeiros, Valdir Valim, Antônio Virgílio Mantovani, Cristiano Prata Laterza, Ricardo Costacurta e José Herbert Faleiros.

Os corpos foram transportados um a um para a sede da Fazenda Xavante, onde foram examinados por peritos do Instituto Médico Legal (IML) e liberados. Eles foram transportados para Ribeirao Preto com exceção de Cristiano Laterza, que mora em Uberaba (MG). A localização dos destroços foi feita por uma equipe contratada por amigos das vítimas. 

O aparelho foi encontrado depois de informações de fazendeiros que viram o Sêneca passar voando baixo e logo escutaram um estrondo. Empregados da Fazenda Xapecó, a 10 quilômetros do local da queda, deram o mesmo testemunho o que facilitou a localização do avião. O laudo sobre as causas da queda do avião bimotor em Rio Verde (MS) deveria ficar pronto em 60 dias. 

Segundo informações do relações públicas do Esquadrão Pelicano da FAB, tenente Alexcei Bozenato, a região é de difícil acesso. O avião bateu em um paredão da Serra da Alegria, perto de Rio Verde. Até o final da tarde de terça ainda havia a esperança de que a aeronave tivesse ultrapassado a serra e encontrado uma alternativa de pouso no Pantanal Matogrossense.

Além do piloto Arlindo Medeiros, 38 anos, considerado experiente - tinha mais de duas mil horas de vôo-, principalmente no trecho do acidente, estavam no avião o gerente comercial da EPTV (retransmissora da Rede Globo em Ribeirão), Valdir Valim, de 49 anos; o dentista Antônio Virgílio Mantovani, de 66 anos, professor aposentado da Faculdade de Odontologia da USP ; o empresário Cristiano Prata Laterza, proprietário das Lojas Porto Belo; o corretor Ricardo Costacurta e o engenheiro José Herbert Faleiros, ambos da Construtora Pereira Alvim.

Os ocupantes do aviao faziam parte de um grupo de cerca de 20 pessoas, que havia deixado a regiao de Ribeirao Preto na última sexta-feira para pescar no Rio Sao Lourenço, durante o final de semana prolongado por causa do feriado de aniversário do município, na segunda-feira (20). Eles deixaram a pousada Arara Azul, em que estavam hospedados, na manha de segunda, seguidos por outro avião do grupo. 

Os dois aviões deveriam fazer uma escala para abastecimento em Coxim (MS), seguindo em seguida para Ribeirão, mas o mau tempo impediu que as aeronaves se encontrassem no local combinado.

O segundo grupo, liderado pelo empresário José Roberto Pereira Alvim, proprietário da construtora, chegou a fazer um pouso forçado por causa do mau tempo em uma fazenda perto de Coxim, e chegou a Ribeirão Preto sem problemas. 

O desaparecimento da aeronave só foi constatado nesse momento, já que o plano de vôo não havia sido registrado porque a decolagem ocorreu fora da área de controle do centro aeronáutico. 

No local esse controle é feito apenas por meio de instrumentos e a localização da aeronave, do empresário Achiles Scatena Simioni, sócio da Companhia Energética Santa Elisa, foi dificultada durante as buscas tanto por causa da falta de visibilidade, como também porque o sistema ELT não emitiu os sinais de emergência, como é o esperado no caso de aeronaves desaparecidas.

Pesquisa: Paulo Sérgio Rodrigues

 Fonte: https://www.dgabc.com.br/Noticia/138500/encontrado-aviao-que-caiu-com-empresarios-no-ms


@Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui em violação de direitos autorais.(lei n.9610/1998)

RODRIGUES, Paulo Sérgio. HISTÓRIA DE RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS/Cultura, política, costumes, habitantes e seus colonizadores. 205p. História (Rio Verde de Mato Grosso-MS) -Vida Produções– 1ª edição, 2022.

Postar um comentário

0 Comentários