Advertisement

ARKIRVE- ARQUIVO HISTÓRICO DE RIO VERDE-MS. Por Paulo Sérgio Rodrigues

História de Rio Verde de MT-MS: Nos anos 80, um rio-verdense recebe por 03 anos seguidos o prêmio de Melhor Pequeno Produtor Rural do Brasil

 


Numa Chácara no entorno de Rio Verde, depois da Cohab da Vila Nova, está a Chácara do Seu Ededir e Dona Cristina. Logo em frente a casa simples, uma imponente plantação de seringueiras dão as boas vindas a todos que ali chegam. Ao adentrar a chácara, do lado direito um pé de manga, carregado e no quintal muitas árvores frutíferas, como carambola, laranja, pocã, jabuticaba, criação de galinhas, umas vacas no pasto que começou a crescer novamente depois da chuva do mês de setembro, e lá ao fundo, no pé da serra, avista-se a plantação de cana, matéria prima para a fabricação da famosa rapadura.


Ali Seu Dedir dedicou boa parte da vida, sendo um pequeno agricultor dedicado e até hoje depois de passar por cirurgia no coração ele não tem descanso nem preguiça. Todos os dias ele desce para a roça, como sempre fez ao longo de sua vida, sempre trabalhando na fabricação de rapaduras, por sinal ótima e deliciosa rapadura. No ano de 1982 ele viajou até Brasília, onde foi receber o Premio do Ministério da Agricultura, como Melhor Pequeno Produtor Rural do Brasil. E assim foi nos anos de 1981, 1982 e 1984, recebendo a premiação como melhor produtor modelo.


HISTÓRIA
Seu Ededir, Recebeu a medalha e o troféu das mãos do Ministro da Agricultura na época, Francisco Oswaldo Neves Dornelles que acabara de assumir o Ministério da Fazenda do governo eleito Tancredo Neves que foi hospitalizado e morreu, mas o vice-presidente José Sarney, manteve todos os nomes do ministério anunciado por Tancredo, inclusive o de Dornelles, à frente da pasta da Fazenda.

Hoje, seu Ededir Gomes Andrade depois e mais de 30 anos, passou o ofício a seu filho Joás que mantêm viva uma atividade que faz parte da tradição no meio rural de Mato Grosso do Sul: a fabricação de rapadura. No Sítio do Seu Dedir e D. Cristina, em Rio Verde, o filho Joás, próximo de completar 40 anos, dia 22 de setembro, produz rapadura, de todos os gostos e tipos. Ele estava no galpão, apurando mais uma tachada de rapadura, recebendo alunos da escola que observavam atentamente o processo de fabricação, enquanto Seu Ededir, nos altos dos seus 72 anos, se preparava para seguir para a roça trabalhar.
Fonte e pesquisa: Paulo Sérgio Rodrigues

@Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui em violação de direitos autorais.(lei n.9610/1998)

RODRIGUES, Paulo Sérgio. HISTÓRIA DE RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS/Cultura, política, costumes, habitantes e seus colonizadores. 205p. História (Rio Verde de Mato Grosso-MS) -Vida Produções– 1ª edição, 2022.


Postar um comentário

0 Comentários