Advertisement

ARKIRVE- ARQUIVO HISTÓRICO DE RIO VERDE-MS. Por Paulo Sérgio Rodrigues

Depois do terremoto no Haiti, o rio-verdense Saulo, foi um dos militares de Rio Verde que contribuíram com a melhora das condições de vida da população do Haiti

 


Heróis de Rio Verde na Missão de Paz no Haiti: Depois do terremoto no Haiti, o rio-verdense Saulo, que foi jogador profissional de futebol, defendendo as cores do Rio Verde Esporte Clube, foi um dos militares de Rio Verde que contribuíram com a melhora das condições de vida da população do Haiti, país mais pobre da América.

Saulo José Ferreira Costa, natural de Rio Verde é filho de Senhor Plocidio José da Costa "Zé Costa" e da Dona Lucencia de Fátima Ferreira Costa dona "Luci".
Estudou na escola Vergelino Matheus de Oliveira, no bairro nova Rio Verde e jogou futebol na equipe de Rio Verde até se profissionalizar em 2006.
O lateral-direito, treinado pelo lendário Laurentino,"chita fera", disputou por 03 (três) anos o campeonato estadual sul-matogrossense pelo time de Rio Verde Esporte Clube.
Em meados do ano de 2008 se mudou para Campo Grande onde foi prestar o serviço militar se incorporando no 9° Batalhão de Suprimento até o ano de 2016.
O 9º Batalhão de Suprimento (9º B Sup) é uma Unidade operacional subordinada à 9ª Região Militar e responsável pelo apoio logístico de suprimento ao Comando Militar do Oeste, abrangendo os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Município de Aragarças - Goiás.
Sediado na cidade de Campo Grande, o 9º Batalhão de Suprimento - "Batalhão Guia Lopes" - foi criado em 1989.
A sua organização teve a finalidade de racionalizar estruturas e otimizar o apoio das diferentes classes de suprimento.
No ano de 2012, o rio-verdense Saulo foi selecionado para participar da missão de paz no Haiti, em maio de 2013 embarcou para o país da América Central ficando por 06 (seis) meses no pais mais pobre do continente americano.
O Herói rio-verdense conta que foi uma experiência incrível, que jamais esquecerá, e foi sem dúvida um aprendizado incrível para o resto da sua vida.
Dois anos antes, em 2010 um terremoto, com magnitude de 7,0 na escala de Richter, devastou o país e interrompeu muitos avanços. A atuação dos militares brasileiros contribui para o processo de reconstrução do país.
O Brasil assumiu em 2004 a liderança da Minustah, com o envio do maior contingente militar da Missão. Desde então, a presença das tropas brasileiras foram importantes para a melhora das condições de vida no Haiti, país mais pobre das Américas.
No Batalhão de Suprimento (9º B Sup), o rio-verdense Saulo era motorista, e quando deu baixa do serviço militar no ano de 2016, começou a trabalhar em uma empresa de transporte de combustível até novembro de 2018 quando num revés da vida, sofreu um acidente, perdendo o movimento do braço direito, o que impossibilitou, Saulo, de exercer a função de motorista, e desde então está no processo de recuperação.
O herói rio-verdense é casado com Ana Paula da Silva Pereira, tem 02 (dois) filhos, o pequeno João Paulo de 07 (sete anos) anos e a pequena Maria Júlia " Maju" de apenas 03 (três) dias, completados neste dia 14 de março de 2022, que certamente terão orgulho do pai, pelos feitos em defesa da pátria. E nós rio-verdenses, nos sentimos orgulhosos com mais essa história de um filho da nossa terra.
FONTE E PESQUISA: Paulo Sérgio Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários