Advertisement

ARKIRVE- ARQUIVO HISTÓRICO DE RIO VERDE-MS. Por Paulo Sérgio Rodrigues

Serra da Alegria/Rio Verde de MT-MS



Serra da Alegria/Rio Verde de MT-MS


A Serra da Alegria, linda e exuberante, está localizada no município de Rio Verde de MT-MS e compõe a cadeia da Serra de Maracaju que divide o estado do Mato Grosso do Sul em dois.
O município de Rio Verde de MT-MS, também é dividido em duas partes pela Serra de Maracaju: Cerrado e Pantanal.
No dia 26 de 0utubro de 2005, o governador de Mato Grosso do Sul na época José Orcirio (Zeca do PT), descerrou, às 11h10, da manhã, a placa de inauguração da pavimentação asfáltica da rodovia MS-423, no trecho de 2,5 quilômetros que corta a Serra da Alegria, até a fazenda Buritizal).
O Prefeito de Rio Verde de Mato Grosso-MS na época era Mário Alberto Kruger e a Câmara Municipal era composta pelos seguintes vereadores: Nelson Cardoso de Araujo, Claudinei Bitencourt Lopes, Vilson Felipe Correa da Costa, Flavio Roberto Alves de Brito, Marta Gomes Nantes, Anivaldo Moraes de Almeida, Riovaldo Pires Martins, Nilson Fernandes Moura, Cleisymaira Paes de Souza e Aparecido Alves Nogueira.
O investimento à época fora de R$ 3,4 milhões na obra de pavimentação asfáltica da Serra da Alegria. O evento com as autoridades foi realizado na Escola Municipal localizada na fazenda Nossa Senhora Auxiliadora.
A Serra da Alegria está localizada a aproximadamente 30 km a oeste da sede do município de Rio Verde, onde o sol se põe e onde tem início o Pantanal rio-verdense.
Segue-se aproximadamente 15 km em sentido norte pela BR-163, até a entrada da rodovia MS-423. Dali são mais aproximadamente 15 km até o início da serra.
A estrada que corta a serra tem aproximadamente 2,5 quilômetros, mas desafia a todos com uma subida íngreme e lá do alto da Serra da Alegria dá para ver, de uma altitude de quase 600 metros, a vastidão do pantanal rio-verdense.
Entre os anos de 1959 a 1962, durante o mandato do Prefeito Humberto de Souza Barbosa, foram feitos serviços de concretagem na Serra da Alegria.
A descida da Serra da Alegria, desde o seu início até o “pé da serra”, já no pantanal, possui cerca 2,5 quilômetros de extensão em um emaranhado de curvas perigosas onde ao longo dos tempos, aconteceram muitos acidentes com veículos e maquinários, e até acidente de avião e infelizmente muitas pessoas perderam a vida.
Algumas pessoas ainda carregam as marcas, traumas ou sequelas, seja física ou na memória, mostrando que a Serra da Alegria, é um sinônimo de beleza e exuberância, mas também de tristeza e dor.
Antes da chegada do asfalto, era quase impossível subir a serra, principalmente no tempo das chuvaradas.
As comitivas de gado, ao subir ou descer a serra tinham um cuidado redobrado com os animais devido o perigo eminente a cada metro da serra.
A altitude da Serra da Alegria varia de 200 a 400 metros na parte de baixo da serra e de 500 a 700 metros na parte de cima.
PESQUISA: Paulo Sérgio Rodrigues
🧐 E assim vamos contando a História de Rio Verde!

Postar um comentário

0 Comentários